Você acaba de chegar no trabalho em uma segunda-feira e descobre que sua empresa está com um grave problema. Toda sua equipe está cheia de pedidos de alteração e os analistas pensam que vai vai levar meses até tudo ser completado. Você como gerente de mudanças, sua única escolha é ver cada uma das suas mudanças e ajudar seus técnicos, deixando anotações encima de suas meses para auxiliá-los como proceder. Mas entre os infinitos papeis, cronogramas mal feitos, e mensagens impossível de entender, são necessárias horas para entender e chegar ao fundo de cada problema, sem ter sequer em conta o tempo necessário para solucioná-los. Como você planeja distribuir todas suas mudanças antes do fim do dia?

Planeje, controle e reverta as mudanças a partir de um único lugar

Quer seja para o controle de mudanças, para a consulta de problemas vinculados, ou para planejar uma liberação, o Freshservice assegura que todas as tarefas estejam à distância de alguns cliques. Você pode inclusive atribuir tarefas aos seus analistas, caso chegue a conclusão que não tem pessoal suficiente para resolver algo.

Link problems, assess, plan and rollout changes and the impact caused
Manage your change planning, assessing the reason and impact caused
Analise e amenize os riscos antes que se tornem verdadeiros problemas

Você como gerente de mudanças, está devidamente familiarizado com a Lei de Murphy: “Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível”. Analise os riscos e elimine surpresas desagradáveis, mesmo enquanto implementa as mudanças.

Comitê de aprovação para eliminar os erros

Enquanto líder, é muito importante receber feedback de outras pessoas sobre a sua opinião antes de implementar uma mudança, através da criação de um Comitê de Aprovação (CAB). A melhor parte é que não existe um limite para o número de CABs que você pode criar, o que significa que você pode ter vários, baseados em quaisquer critérios, por exemplo, você pode ter um comitê de diretores, um que são os especialistas do assunto, outro que são os proprietários, etc. Você pode enviar pedidos de aprovação para um ou vários CABs. Nunca foi tão fácil receber feedback!

Manage your service desk in a systematic way with planning changes after CAB approval

Fluxos de trabalho e processos de aprovação personalizados

Assim que o CAB aprova o planejamento das mudanças, você sabe que tem carta branca para dar prosseguimento com os processos.

Avalie a revise as alterações

Seu trabalho não termina assim que as mudanças são aprovadas. Você precisa se assegurar que suas mudanças são sujeitas a uma avaliação e análise aprofundada, antes que sejam implementadas. Tudo isso para evitar que tudo de certo e que não haja falha alguma devido a mudanças que não foram bem revisadas. A revisão de mudanças permite testar as mudanças em um ambiente controlado, antes de implementá-las por toda a empresa.